19.10.2016

Christ Illuminated in Pink October


Associations recognised for their work in raising awareness and fighting breast cancer launch a crowdfunding campaign to take patients to the pink illumination of Christ the Redeemer.

- O Cristo Redentor, um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, está prestes a receber, mais uma vez, a iluminação cor-de-rosa como forma de conscientização para o combate ao câncer de mama. A iniciativa, marcada para a noite do dia 5 de outubro, faz parte de uma parceria entre a Fundação Laço Rosa e a Américas Amigas, associações sem fins lucrativos que têm uma missão em comum: reduzir os índices de mortalidade do câncer de mama e disseminar a causa na sociedade. Juntas, elas também anunciam para o Outubro Rosa 2015 uma campanha de financiamento coletivo com doações a partir de R$ 10,00, pelo site www.kickante.com.br, com início no dia 24 de agosto e ficará no ar até o dia do evento. O objetivo da campanha é levar pacientes com câncer ao evento de iluminação rosa, promovendo um encontro único e emblemático para troca de informações e experiências.

“Esse é um dia muito esperado por todos aqueles que acreditam e batalham pela causa. Reunir pessoas que têm esse mesmo propósito numa cerimônia de fé, que vai além da religião, significa muito para a Fundação Laço Rosa porque é a celebração dos esforços que movemos todos os dias do ano. A parceria da Américas Amigas é muito especial, pois temos um profundo respeito e admiração por essa ONG. Acreditamos verdadeiramente que, juntos, podemos ir mais longe e fazer isso ao lado de pessoas que acreditam no mesmo que nós é sensacional”, comenta Marcelle Medeiros, presidente da Fundação Laço Rosa, adiantando que na edição deste ano a DJ Scarlet e a violinista Daiana Mazza darão o tom musical à festa. Além disso, o monumento receberá uma ação com voluntários que distribuirão aos visitantes do Cristo Redentor informativos bilíngues, laços cor-de-rosa (símbolo da campanha) e pintura facial para quem visitar o local entre 16h e 17h.

“Levar a mensagem da campanha para milhares de pessoas que verão o Cristo Redentor iluminado de rosa é nosso objetivo junto à Fundação Laço Rosa. Reforçar a importância do diagnóstico precoce é dar uma chance à vida”, complementa a presidente da Américas Amigas, Francisca de Paula Harley.

Com apoio da Arquidiocese do Rio de Janeiro e a participação da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), o evento de iluminação — que acontecerá às 18h —, contará também com uma bênção do Padre Omar Raposo, reitor do Santuário Cristo Redentor e presença de autoridades do município e do Estado do Rio de Janeiro.

Desde 2011, a Fundação Laço Rosa — que nasceu a partir da emocionante história de vida de três irmãs — já pôde contabilizar inúmeras conquistas de suas campanhas de conscientização sobre a detecção precoce de câncer de mama e o resgate da autoestima. Além do Banco de Perucas Online — um projeto de doação gratuita de perucas pela internet para pacientes em quimioterapia que já atendeu, somente em 2014, 1.045 famílias de todo o País — a Fundação Laço Rosa também está à frente de iniciativas como a Rosas do Morro, que leva a comunidades carentes informação sobre a doença e os direitos da mulher, e a Educar para cuidar, que inclui palestras em escolas da rede pública de ensino, disseminando entre crianças e adolescentes a importância de detecção precoce do câncer de mama, fazendo com que eles levem essa mensagem para dentro de casa.

Todos os anos, em outubro, a instituição ilumina com a cor rosa, que simboliza a luta contra o câncer mundo afora, monumentos da cidade do Rio de Janeiro, como o Cristo Redentor, e de Niterói, como o MAC. A instituição carioca também foi a única representante do Rio de Janeiro selecionada no rigoroso programa Professional Fellowship Program - Women Empowerment, promovido pelo governo americano, em setembro de 2012, tendo como foco ONGs que primam pela saúde da mulher. Na ocasião, a instituição ocupou uma das duas vagas junto à maior instituição de câncer de mama do mundo, a Suzan G. Komen for the cure, para o aprendizado de estratégias de captação de recursos, voluntariado, programas de saúde e projetos de educação. Este ano, a instituição foi uma das 47 iniciativas selecionadas para o Social Good Brasil Lab e concorre a uma premiação com uma plataforma de doação de cabelos. Além disso, a Fundação Laço Rosa foi convidada para participar do SIGEF 2015, fórum global de etnias e projetos sociais que, neste ano, acontecerá em Genebra (Suíça). Os esforços da Fundação levaram a marca internacional Carolina Herrera, CH PINK, a fechar um contrato de patrocínio anual para o desenvolvimento de novos programas. Marcas como Enjoy, Victor Dzenk, Zinzane, Chocolates Brasil Cacau, Mills, Azul Linhas Aéreas, Wine, Supermaket, Forno de Minas, Dudalina, Depyl Action e Loungerie fecharam contratos de patrocínio para ações do Outubro Rosa e levarão a marca da instituição em seus produtos e ações temáticas.

Image gallery

No items found.

See also

No items found.